Pular para o conteúdo

Benefícios da vitamina D para idosos

Os benefícios da vitamina D são diversos e cada vez mais estudos ressaltam o uso dessa vitamina importantíssima. Estes estudos afirmam que idosos com pouca vitamina D no sangue estão muito mais propensos a desenvolver Alzheimer, além de problemas nos ossos e nos tecidos.

O que é a vitamina D?

Também chamada de calciferol, a vitamina D é derivada do colesterol e é capaz de regular o metabolismo do fósforo e do cálcio. Essa vitamina é divida em duas categorias: a D2, de origem vegetal, e a D3, de origem animal. Diferente das demais vitaminas que são exclusivamente repostas, sobretudo, por meio de alimentos, esta pode ser reposta através da exposição à luz do sol.

 

Alguns alimentos também contam com a vitamina D, como peixes gordos, ovos e alguns óleos.

 

Benefícios proporcionados

Os benefícios garantidos pela vitamina D são frequentemente discutidos por pesquisadores. Estudos afirmam uma associação positiva relacionada a inflamação, prevenção da diabetes, depressão, esclerose múltipla, dentre diversos outros pontos.

 

Atualmente, 80% da população adulta mundial é afetada pelo déficit de vitamina D, sobretudo, em países com pouca incidência do sol. A indicação feita para a reposição correta da vitamina é exposição diária ao sol pelo período de 15 minutos na parte da manhã (até às 10h) ou na parte da tarde (a partir das 17h).

 

A importância da vitamina D para os idosos

Os idosos, se comparado às demais pessoas, tendem a sofrer mais com o déficit de vitamina D. De acordo com profissionais da área da saúde, os idosos tendem a ter entre 50 e 70% menos vitamina D. O fato pode ocasionar em fraqueza muscular e osteomalacia em 35% dos casos.

 

A suplementação oral é recomendada para idosos a partir de 70 anos, sobretudo, para aqueles que estão em situação de cama ou costumam cair frequentemente. A dose recomendada diária é de 800 UI, podendo chegar a 50.000 UI por semana em casos particulares.

 

A manutenção dos níveis de vitamina D é uma grande arma contra quedas e fraturas, garantindo muito mais saúde à população idosa.

 

Enfim, manter-se bem nutrido de vitamina D é algo essencial, não apenas para os idosos, mas para a população em geral. Compartilhe este conteúdo e propague esta informação!

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓