Belo Horizonte recebe em setembro Museu do Videogame Itinerante

Foto: Divulgação

Um dos mais visitados eventos de videogames do país estará em Belo Horizonte no próximo mês. De 14 a 29 de setembro de 2019das 15h às 21h, o Minas Shopping receberá pela primeira vez na capital mineira o Museu do Videogame Itinerante.

Com entrada TOTALMENTE GRATUITA e aberta ao público, serão mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos para jogar, além de trazer simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X e concurso de cosplay.

Além disso, pela primeira vez, será realizada a etapa em Belo Horizonte do Just Dance Challenge 2019 Latim America, que selecionará um vencedor do game de dança mais jogado no mundo para concorrer na final brasileira no fim do ano.

O Museu do Videogame Itinerante, que recebe 5 milhões de visitantes ao ano em todo o Brasil, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris e, em 2019, também integrará o London Games Festival, um dos maiores eventos de games da Inglaterra.

anúncios

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Novas gerações

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. Os visitantes também poderão conhecer e jogar no mais recente console da Microsoft: o XBOX ONE X.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Just Dance Challenge 2019

Uma das principais atrações do Museu do Videogame Itinerante em Belo Horizonte será a realização de uma etapa da Just Dance Challenge Latam, a competição que terá representantes do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, e contará com etapas nacionais masculinas e femininas, além de uma grande final LATAM em março de 2020, no Brasil.

anúncios

Até o final de 2019, cada país participante sediará as etapas classificatórias locais, chamadas Just Dance MAC Challenge. No Brasil, são cinco etapas. Uma delas acontece em Belo Horizonte, durante o Museu do Videogame Itinerante, no Minas Shopping. A grande final nacional acontecerá na Comic Com Experience CCXP, entre 5 e 8 de dezembro, em São Paulo.  Em março de 2020, o Brasil receberá a grande final do Just Dance MAC Challenge LATAM, com o campeão e a campeã de cada um dos seis países participantes, que buscarão o título latino-americano.

Todas as classificatórias regionais e a final nacional são disputadas nas categorias masculina e feminina, e para participar é preciso se inscrever presencialmente no local da competição. Serão 16 vagas por categoria em cada etapa classificatória e a idade mínima permitida é de 13 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados de responsável e com documento autenticado em cartório autorizando a participação. Nenhuma competição tem taxa de inscrição, mas o acesso aos eventos é de responsabilidade dos competidores.

Os campeões masculino e feminino das regionais classificatórias garantem automaticamente participação na final nacional, na CCXP, com despesas de hospedagem e passagens aéreas pagas pela Ubisoft Brasil.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.

anúncios

Written by Redacao

.

Decoração, arquitetura e cultura em um só lugar de BH

BH recebe maior evento do setor elétrico brasileiro