Belo Horizonte recebe 1º Concurso Regional Rabo de Galo

A capital mineira irá sediar no dia 03 de agosto a etapa regional do Concurso Nacional de Rabo de Galo. O grande vencedor irá participar da edição nacional do concurso, que será realizada em São Paulo, em dezembro.  A etapa regional ocorrerá na Cachaçaria Lamparina, no Mercado Novo. Esta é primeira vez que Belo Horizonte conta com uma edição local do concurso. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, até o limite de 20 vagas. O concurso é exclusivo para produtores de cachaças de alambique com sede em Minas Gerais. Cada participante poderá inscrever uma única receita inédita de um Cocktail Rabo de Galo. A receita deverá ter como bebida básica a cachaça(60%). Cada concorrente terá 5 minutos para preparar a bebida.

Os coquetéis inscritos serão preparados no dia do Concurso pelo bartender inscrito pela Cachaçaria, e analisados por uma comissão composta por profissionais da área de alimentos, bebidas e técnicos de hotelaria. Entre os pontos que serão analisados pela comissão julgadora estão aparência, eficiência no preparo, tempo de preparação e análise gustativa, que envolve sabor e o aspecto visual do coquetel.

Os três Competidores que obtiverem as maiores notas(Técnica e Degustação), receberão medalhas alusivas ao Concurso Nacional de Rabo de Galo – Etapa Regional MG:

  • O primeiro colocado receberá Medalha de Ouro
  • O segundo colocado receberá Medalha de Prata
  • O terceiro colocado receberá Medalha de Bronze
anúncios

O ganhador do Concurso Nacional de de Rabo de Galo – Etapa Regional MG, terá a sua participação assegurada no V CONCURSO NACIONAL DE RABO DE GALO, que será realizado em São Paulo (SP), em dezembro de 2022.

Sobre o Rabo de Galo

O Rabo de Galo está na lista dos coquetéis mais consumidos no Brasil. Em termos de popularidade, ele só fica atrás da caipirinha, que ganhou o mundo. Genuinamente brasileiro, ele nasceu em meados dos anos 1950 para ser um drink simples, acessível, e que resumisse bem a nossa identidade. Inspirado nos clássicos internacionais, ele rapidamente ganhou fama e atraiu consumidores nos botecos, bares e padarias espalhados por todo o país. Essa aceitação se deu por diversos fatores, sobretudo por sua identidade e também pelo sabor marcante que ele concentra. Além disso, temos que considerar a importância do coquetel ao longo da história para a popularização do consumo da cachaça, o principal destilado brasileiro.

O Rabo de Galo é um coquetel que leva apenas 3 ingredientes em sua receita original: gelo, uma cachaça de qualidade e um bom vermute. O segredo está justamente na escolha dos ingredientes e também nas técnicas utilizadas pelos bartenders durante o preparo da bebida. Nos últimos anos, estamos acompanhando um forte movimento de valorização da nossa identidade gastronômica e dos ingredientes locais e com a coquetelaria não seria diferente. Por este motivo, o Rabo de Galo voltou com tudo e hoje faz parte das cartas de diversos estabelecimentos, desde os mais tradicionais até os mais descolados.

“Difundir o consumo do Rabo de Galo aqui e no exterior, é bom para todo mundo. É bom para o produtor porque diversifica o uso da cachaça, para o profissional de bar, pois tem mais um atrativo para sua casa, e para o país, pois é um drink que representa a nossa cultura e nossa história”, aponta o Mestre Derivan Ferreira, organizador do concurso.

Serviço

Belo Horizonte recebe Concurso Nacional Rabo de Galo – Etapa Regional MG

anúncios

Inscrições até 15/07 pelo formulário abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDeZjO8jBUzO_cP83pAv-B1I-Nx0iDugOpgqwQBKEweH_eBw/viewform?usp=send_form

Por Redacao

.

Natureza, pôr do sol e cerveja gelada: Corona Sunsets chega a BH em agosto

Pacote de Viagem – Florianópolis (Setembro e Novembro) – 2022 – a partir de R$999