AML apresenta entrevista com o escritor Afonso Henriques Neto

O escritor mineiro Afonso Henriques Neto, ocupante da cadeira nº 27 da Academia Mineira de Letras, é o convidado para uma entrevista especial ao vivo. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, conversa com o autor sobre sua carreira literária e os dois mais recentes lançamentos. O público poderá conferir o encontro amanhã (28), às 19h, na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da AML no YouTube. 

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. 

Durante a entrevista, o romance Os odiados do Sol será discutido. Na história, o protagonista encontra personagens como a Comunicadora e o Ficcionista e participa de uma oficina literária com este último. Assim, abre espaço para intercalar contos e poemas ao longo do texto, estabelecendo e ampliando um diálogo metaficcional entre variados gêneros, ao mesmo tempo em que mistura fantasia e (ir)realidade num enredo cheio de surpresas e mistérios. 

Outra obra abordada é Arthur Rimbaud – Antologia Poética. Lançada este ano, a antologia apresenta um panorama da obra rimbaudiana, reunindo 25 de seus poemas – inclusive algumas obras-primas já clássicas, como O barco Bêbado –, mais dois poemas do Álbum Zútico, quatro textos de Iluminações e dois textos de Uma Temporada no Inferno. 

anúncios

A edição bilíngue valoriza ainda mais as traduções do poeta Afonso Henriques Neto, que também comenta na apresentação do volume os desafios de traduzir Rimbaud. As notícias biográficas e as notas sobre os poemas traduzidos ajudam a contextualizar melhor a obra e os critérios de seleção para esta antologia, ampliando o alcance do livro e estimulando novas leituras deste poeta francês que é uma das figuras mais importantes e influentes da história da literatura mundial. 

Sobre o escritor: 

Afonso Henriques Neto (cujo nome completo é Afonso Henriques de Guimaraens Neto), nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1944. É autor de Restos & estrelas & fraturas; Tudo nenhum; Abismo com violinos; Eles devem ter visto o caos; Cidade vertigem; Uma cerveja no dilúvio; e Cantar de labirinto, entre outros livros de poesia. Publicou o livro de contos Relatos nas ruas de fúria e o romance Os odiados do sol. Publicou ainda o volume de traduções poéticas Fogo alto (Catulo, Villon, Blake, Rimbaud, Huidobro, Lorca e Ginsberg) e foi o organizador e tradutor do livro Antologia poética de Arthur Rimbaud. Membro da Academia Mineira de Letras, mora no Rio de Janeiro. 

Por Redacao

.

Seleção de Curtas na 24a Mostra de Tiradentes destaca pandemia e imaginação em 79 títulos de 19 estados

Estudantes se inspiram nas esculturas dos Pedidores de Abraços para atividade da aula de artes