Pular para o conteúdo

Alunos da Una desenvolvem projetos tecnológicos para solucionarem carências do mercado de trabalho

Com o objetivo de agregar à formação acadêmica o conhecimento sobre inovação e empreendedorismo, a Una Cidade Universitária – Instituição da Ânima Educação – está implementando o projeto Ânima Lab, uma rede de laboratórios temáticos onde alunos têm oportunidade para desenvolver projetos de base tecnológica que ofereçam soluções para problemas reais do mercado de trabalho. Três iniciativas estão em andamento nas áreas de Moda, Negócios e Ciências Jurídicas e outras duas devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2022, nas áreas de Engenharia e Alimentação.

Os projetos são pensados e implementados por grupos multidisciplinares compostos por alunos e professores. Na área da Moda, por exemplo, a proposta desenvolvida tem a ver com a criação de uma plataforma de inteligência artificial que analisa o estilo e o perfil do usuário e oferece um guia com o que e onde comprar, além de consultoria virtual em moda. “A plataforma promoverá conexões entre serviços de styling e produtores audiovisuais como fotógrafos e cinegrafistas, impulsionando a empregabilidade de estudantes das áreas envolvidas”, explica a professora Erica Rodrigues de Oliveira, coordenadora do projeto.

Foto: Divulgação

Segundo Erica, a ideia está em fase experimental e surgiu da identificação de uma carência de espaços no mercado da moda para que os profissionais recém-formados pudessem levar seus produtos e serviços até o público-alvo. O próximo passo do Ânima Lab é buscar parcerias com startups para que os projetos sejam pensados e colocados em prática de maneira conjunta. “Os laboratórios de inovação têm um papel importante para os docentes, que podem colocar ideias em prática e contribuir com os avanços da pesquisa científica. Já os estudantes podem desenvolver habilidades empreendedoras, ampliando sua visão de mundo com uma atuação multidisciplinar. E as empresas, que se beneficiam das ideias inovadoras de equipe altamente qualificada que vai auxiliá-las na resolução de problemas reais”, explica a professora.

Ânima Lab

O projeto Ânima Lab foi desenvolvido com a missão de transformar a realidade da criação e da inovação, a partir de um habitat acadêmico inclusivo, aberto e multiplicador que torna a Una Cidade Universitária um elo entre corporações mineiras e o ensino superior. “O Anima Lab está em sintonia com a onda de mudanças significativas que vivemos no mundo do trabalho, que demanda uma constante atualização e novas competências. Temos seis eixos que são conexão com o mundo do trabalho, inovação aberta, produção de conteúdo, impacto social, desenvolvimento de habilidades tecnológicas e saúde e bem estar”, destaca Erica.

No laboratório de Negócios, está sendo desenvolvida uma plataforma gamificada de economia que explora, a partir de jogos no estilo corrida contra o tempo, conteúdos relativos à Macroeconomia e Gestão de Negócios Empresariais. Já no Laboratório de Ciências Jurídicas, em parceria com a Órbi Conecta, será mapeado o ecossistema mineiro de startups para identificar quais procedimentos são necessários levar em consideração, do ponto de vista jurídico, ao abrir uma empresa desse segmento.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓