ALE Combustíveis amplia em 100% número de grandes clientes atendidos

Neste ano, a companhia conquistou 132 novos clientes no segmento com contratos de fidelidade

Posicionada entre as maiores distribuidoras de combustíveis no Brasil, a ALE iniciou, há dois anos, um plano de crescimento no segmento conhecido como “grandes consumidores finais” (COF). Além de atender cerca de 1.500 postos com a marca ALE e cerca de 6 mil postos bandeira branca no ano, a companhia investiu em uma reestruturação da área comercial e focou também no segmento de clientes finais, composto por empresas de transportes, locadoras de veículos, agroindústrias, mineradoras, fazendas, entre outros setores com grande demanda para abastecimento de frotas e equipamentos.

O resultado é um crescimento vigoroso nos últimos anos. A empresa vai chegar ao fim deste ano com 144 novos clientes no segmento COFA (clientes finais com contratos de fidelidade) e um volume de cerca de 65 milhões de litros de combustíveis comercializados para esses novos clientes. Em 2019, foram fornecidos 28 milhões de litros para 72 clientes: um crescimento de 100% nos contratos entre os dois anos.

Um dos contratos firmados neste ano foi com a empresa mineira Salum Construções, que atua em obras de infraestrutura e presta serviços para grandes mineradoras no estado. Segundo o diretor da empresa, Caio Márcio Salum, a parceria com a ALE prevê o fornecimento de 200 mil litros de combustíveis por mês, que são destinados ao abastecimento de frota composta por 40 caminhões, 12 escavadeiras de grande porte (entre 35 e 50 toneladas), 12 tratores, caminhão-pipa, entre outros equipamentos. “Estamos muito satisfeitos com o atendimento da ALE, que tem prestado um bom serviço para nós. Isso abre um leque de possibilidades para o fechamento de novos contratos, uma vez que atuamos em diversas obras de uma das maiores mineradoras do país”, declara.

Outra parceria de exclusividade que a ALE iniciou neste ano foi com a Accert Transportes e Logística, que atua no segmento de cargas fracionadas nos estados de São Paulo, Goiás, Bahia, Piauí e no Distrito Federal. Com uma frota própria de aproximadamente 100 caminhões, a empresa firmou contrato de fidelidade com a distribuidora para o fornecimento de cerca de 40 mil litros de combustíveis por mês, destinados para o abastecimento de 100% dos veículos. Segundo o diretor da Accert, Cristiano Rocha, a parceria com a ALE foi iniciada em 2015 e, ao longo desse período, o relacionamento foi estreitado. “Antes de fechar a parceria com a distribuidora eu abastecia meu carro particular nos postos da Rede e comecei a observar que a média de consumo de combustível era superior se comparada a outros estabelecimentos. Constatei que a qualidade do produto da ALE era muito boa e resolvi levar essa parceria adiante, abastecendo a frota da Accert. O bom atendimento da equipe, o excelente relacionamento com a companhia e a qualidade do combustível são os principais diferenciais para mantermos essa parceria firme e forte”, revela.

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A Vermont Mineração, empresa especializada em extração de rochas ornamentais no Ceará, é outro cliente conquistado pela ALE neste ano. A gerente-financeiro da empresa, Luana Moulão, afirma que já trabalhava com a ALE havia seis anos, mas enxergou uma possibilidade interessante no contrato de exclusividade. “A distribuidora possui um produto de qualidade e um preço competitivo, além de pronto-atendimento, entregando o combustível no prazo. Isso é muito importante para a manutenção de nossas máquinas sempre em atividade”, explica. O fornecimento de 75 mil litros de combustíveis mensalmente é destinado ao abastecimento de 15 máquinas da Vermont, que atuam na extração de pedras na cidade de Uruoca (CE).

“Na pandemia, alguns setores —com destaque para o agronegócio em Mato Grosso, Goiás e Bahia— cresceram muito e isso também impactou positivamente nossos negócios”, afirma o diretor de B2B e Retail da ALE, Glauber Santos. Ele explica que o segmento de grandes consumidores finais representa “uma parceria da ALE com os melhores empresários do país, com uma taxa de retorno bastante salutar para a companhia”.

Segundo ele, nos clientes COFA são implantados postos de abastecimentos internos, que apresentam diversas vantagens para as empresas. Entre as principais, estão a redução de tempo e mão de obra para o deslocamento dos veículos até um local de abastecimento externo e os riscos de trafegar com a frota somente para essa finalidade, além do custo atrativo dos combustíveis. Os postos são equipados com kit de abastecimento metálico, tanques plenos com bombas eletrônicas, tanque horizontal ou vertical, além de contar com suporte de engenharia da ALE para execução das obras e consultoria. Há também um plano de lubrificação integrado com a Moove. “Nosso compromisso é o de oferecer soluções que possam agilizar a operação desses clientes. Por isso, disponibilizamos equipamentos e instalações, com a mais avançada tecnologia do segmento de distribuição de combustíveis, para atender com máxima qualidade às demandas de armazenamento de produtos e abastecimento das frotas, independentemente do volume. Além disso, todos os modelos são adaptados conforme a necessidade do cliente.”, acrescenta o diretor de B2B e Retail da ALE.

Para conquistar clientes nesse segmento, os principais atrativos da ALE são a qualidade do produto e a garantia de fornecimento constante, além de um programa de financiamento de longo prazo para os clientes. Com o objetivo de oferecer a máxima eficiência aos clientes, a ALE desenvolveu um software de gestão do combustível: o ALECad (Controle de Abastecimento Digital). A plataforma faz coleta e armazenamento de dados, que possibilitam ao gestor, pelo celular, ter o controle total do tanque de abastecimento. A ferramenta permite ao empresário ter controle não apenas do volume de combustível que há no tanque, mas também ativar alertas para saber quando o nível estiver baixo. Outra facilidade do ALECad é o acesso fácil e rápido às médias de consumo por veículo, calculadas por meio dos abastecimentos. A plataforma também tem o recurso para gerar relatórios de abastecimentos por turno e estipular metas, além de saber o quanto a empresa está economizando.

Outros diferenciais que os clientes COFA têm acesso na ALE são o aplicativo e o “portal do cliente”. Na plataforma, eles podem realizar pedidos de produtos e acompanhar o andamento das entregas, consultar os valores dos combustíveis diariamente, acessar o programa de incentivo Clube ALE, receber atendimento por chat no FALE (central de atendimento da ALE), solicitar segunda via de boleto para pagamento e acessar recibos pagos.

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