Água individualizada: Entenda sobre a medição

Atualmente, são inúmeras as ações e medidas para facilitar a vida dos moradores de condomínios em geral. Uma delas é a medição de água individualizada por apartamento. E hoje vamos entender como funciona esse sistema de medição e quais suas vantagens de uso tanto para o morador, quanto para o síndico ou administradora do condomínio.

A individualização de água em condomínios já virou lei pela sua importância social e ambiental. A Lei nº 13.312 de 12 de Julho de 2016, que altera o artigo 29 da Lei nº 11.445/2007 estabelece a obrigatoriedade do sistema de medição individualizada de água em condomínios novos. Essa lei começa a vigorar a partir de julho de 2021 (5 anos após sua divulgação).

Como funciona a medição individualizada de água?

Considerada a forma de medição de recursos hídricos mais eficiente para reduzir o consumo em edifícios, a medição individual de água se dá pela instalação de hidrômetros individuais (por apartamento), para a conferência e pagamento da conta de água.

Esse sistema pode ser implantado em condomínios antigos ou novos, sem restrições. Bastando que se siga as orientações de segurança adequadas para o projeto. Existem três tipos de sistemas de medição, sendo eles, por radiofrequência, digital ou de leitura pulsada, havendo diferenças no custo de implantação e na forma de medição. Importante avaliar as empresas e as formas de medição oferecidas.

anúncios

Quais são os benefícios do sistema?

Esse tipo de medição visa contribuir para o consumo de água consciente e trazer benefícios claros para os usuários (moradores) e para o síndico ou administradoras de condomínio, devido à facilidade e clareza do controle de consumo por apartamento. Além disso, esse tipo de sistema de medição de água contribui objetivamente para a sustentabilidade ambiental, uma vez que propicia redução considerável no consumo hídrico.

Dentre os principais benefícios para os moradores, podemos citar:

  • Pagamento justo – a cobrança da conta de água é feita somente sobre o que foi consumido por apartamento, reduzindo significativamente o valor a ser pago.
  • Consumo racional – comprovadamente a medição individualizada contribui para o consumo consciente da água.
  • Valorização do imóvel – esse tipo de medição torna o apartamento mais valorizado no mercado.

Já para as administradoras de condomínios e síndicos, existem benefícios como:

  • Controle facilitado – com contas individualizadas torna-se mais fácil o controle de cobrança e inadimplência.
  • Detecção de vazamentos – identificar a origem de qualquer vazamento em condomínio é muito fácil, uma vez que a medição é individual.
  • Economia de tempo – o síndico dispõe de mais tempo para outras questões do condomínio, uma vez que não precisa controlar diretamente o consumo e dividir entre as contas.

Os empreendimentos Agmar

A  medição de água individualizada garante vantagens diferenciadas para quem procura por um novo apartamento de alto padrão. Esse tipo de sistema de medição é necessário para valorizar qualquer imóvel e trazer segurança no controle do consumo de água.

Confira: Etapas da obra de um empreendimento Agmar

A Construtora Agmar é rigorosa com as leis e procedimentos que garantem maior qualidade de vida para os investidores e para o meio ambiente. Portanto, todas as suas novas edificações condominiais são construídas já com o sistema de medição de água individualizada.

Ao pesquisar seu novo apartamento fique atento a esse benefício que fará toda diferença no seu dia a dia. Confira algumas opções interessantes no site Agmar!

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade da Construtora Agmar

anúncios

Por Redacao

.

Conheça o bairro Santa Efigênia

Benefícios da vitamina D para idosos