ABCVAC alerta: vacina contra a gripe não está disponível

Foto: Pixabay
A Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC) alerta que a vacina atualizada contra a influenza (gripe) ainda não está disponível. Algumas entidades estão realizando campanha com vacinas fornecidas em 2018 que são ineficazes contra gripe hoje, por não ter em sua composição as cepas circulantes em 2019.



 “As vacinas não estão vencidas, mas elas não atendem a atualização e recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC.
“O que estamos preocupados é que quem tomar essa vacina ficará com a falsa sensação de proteção e terá de tomar a nova versão com a cepa 2019 que será lançada ainda para ter proteção”, completa Geraldo.
A vacina para 2019 ainda não foi distribuída, nem para a rede pública, nem para a rede privada. A campanha oficial de vacinação está prevista para entre 15 de abril e 31 de maio, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações.
A composição da vacina a ser utilizada no Brasil para 2019 foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução-RE Nº 2.714, de 4 de outubro de 2018 (Publicada no DOU nº 193, de 5 de outubro de 2018).



Por Redacao

.

Concertos para a Juventude da Filarmônica de Minas Gerais

Atlético volta ao Uruguai para mais um desafio na Libertadores.