9 alimentos que só parecem saudáveis

Foto: pixabay/Divulgação

Sabe aquele alimento fit ou integral que está na prateleira do supermercado: pode parecer uma opção saudável à saúde, mas não são. É comum que produtos ultraprocessados como o peito de peru e a bolacha integral sejam classificados como saudáveis. Isso é resultado do forte trabalho da mídia que nem sempre passa mensagens verdadeiras.

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No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, pois podem trazer consequências negativas para a saúde.

O consumo desses alimentos devem ser evitados por todos os indivíduos. Alguns alimentos como carnes processadas contem substâncias como nitrito e nitrato de sódio. Quando há um grande consumo dessas substâncias, pode-se aumentar a formação de nitrosaminas, compostos químicos que causam reações tóxicas no organismo e podem favorecer o surgimento de câncer.

Além do câncer, outras doenças podem ser provocadas pelo consumo desses alimentos, como Parkinson, Alzheimer e hipertensão.


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Lista

  • Embutidos (como presunto e peito de peru)
  • Biscoitos e/ou bolachas integrais
  • Barra de cereal
  • Sopa instantânea
  • Pão de forma light
  • Suco de caixinha
  • Chocolate diet
  • Pipoca para micro-ondas
  • Farinha láctea

 

Alimentos

O peito de Peru, por exemplo, possui apenas cinco ingredientes que não são artificiais em sua composição. O alimento possui glutamato monossódico que está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial e a obesidade, depressão, enxaquecas crônicas e lesões oculares.

Um outro exemplo é o biscoito ou bolacha integral. O alimento contém aditivos químicos, açúcares e gordura. O produto pode se3r um grande aliado no aumento do colesterol e a dispidemia.


Vale ressaltar que o consumo excessivo de ingredientes como sal, açúcar e gorduras provocam vários efeitos nas pessoas além de terem um efeito maior em pessoas com risco cardiovascular. Pode usar, mas com moderação. Nunca se esqueça de ler os ingredientes no rótulo para saber a procedência do alimento.

*Com informações retiradas do Saúde Brasil Portal

Written by Iolanda Pedrosa

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