6 benefícios da vitamina D

Foto: Pixabay

Os ossos podem ser considerados uma das partes mais importantes do corpo humano. O órgão juntamente com o sistema esquelético é o responsável pela sustentação do corpo, desempenha função fundamental na locomoção, além de sustentar o corpo. O sistema esquelético também é o responsável pela produção de leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Também armazena os minerais, fósforo, cálcio e a de energia presente nos triglicerídeos. 

Diante de uma função tão importante desempenhada no corpo, os ossos necessitam de uma vitamina que é base para todas essas funções. A vitamina D age regulando o metabolismo do cálcio e o fósforo por meio de concentrações plasmáticas que garante a saúde óssea desde crianças até em adultos e idosos. 

O que é a vitamina D

A Vitamina D, como substância essencial para o corpo, é considerada um hormônio esteroide. Uma curiosidade é que a Vitamina D só ganhou esta denominação e se tornou conhecida a partir de 1922 e somente a partir da década de 1970 os cientistas descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada e manipulada para um consumo concentrado. 

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Naturalmente a Vitamina pode ser encontrada em alimentos, principalmente em carnes, como peixes, bacalhau e também em frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, leite, gema de ovo e outros. 

O hormônio também pode ser sintetizado e consumido em capsulas manipuladas. Um fator importante é que a vitamina D é ativada através do contato da pele com o sol.  O quanto de vitamina D o seu corpo vai produzir e absorver diante da exposição à radiação ultravioleta depende de questões como: Cor de pele, estação do ano, hábitos alimentares, determinação genética, entre outros. 

Para que serve a vitamina D?

A Vitamina D é a responsável pela absorção do cálcio no nosso organismo. O consumo diário do hormônio previne doenças como a osteoporose, obesidade e diabetes. Também auxilia do desenvolvimento saudável do sistema esquelético e dos dentes. 

A sustância mantém os níveis de cálcio e fósforo no organismo equilibrados, aumenta a captação intestinal, minimiza a perda renal, entre outras funções importantes. 

Quais as indicações e os benefícios da Vitamina D?

Quem quer ter uma vida longa e saudável deve consumir a Vitamina D. Recomenda-se no máximo o uso de 20 mcg diariamente por meio de medicamento manipulado, ou seja, além do consumido na alimentação. 

Quem consome a Vitamina D:

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– Ganha qualidade de vida 

– Fortalece os ossos 

– Previne a osteoporose 

– Melhora sintomas de dor e fraqueza muscular 

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– Regulariza os níveis de cálcio e fósforo no sangue 

– Previne doenças nos rins 

 

Written by Redacao

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