5 palavras ou expressões que são puramente mineiras

-Uai sô. Tô perdido em BH. Vou ali pedir ajuda.

– Moço, esse ônispassnaSavassi?

Só quem mora em Minas Gerais e capaz de entender algumas expressões e palavras que são legitimamente mineiras. Separamos algumas para explicar melhor o sentido e o significado de algumas delas.




    •  Aqui – A palavra, em Minas Gerais, é utilizada para iniciar uma conversa ou para chamar a atenção. “Aqui, deixa eu te falar um negócio”. Pode ser substituída por “Vem ca”. apesar de no Mineirês não definir lugar, a palavra tem um lugar bem definido no vocábulo de MG.
  • Trem – Em Minas gerais TUDO, absolutamente TUDO é trem. A palavra vem à cabeça quando outras fogem. Esse trem não tem maquinista, não tem vagão mas puxa um monte de coisas. “Que trem é esse”.
  • Oncotô – Representa a desorientação. Por isso a palavra é utilizada quando o belo-horizontino desconhece a própria localização. É a pangela da frase “onde é que eu estou”.




  • Nú – É abreviação de “Nossa senhoora, que coisa única”. Substitutivo de diversas expressões de espanto, alegria, calamidade e felicidade. É uma palavra tão versátil que pode significar tudo e nada ao mesmo tempo.
  • Mexer – É como o curinga em um jogo de buraco. Por isso, é usado em diversas situações. Serve parta desencorajar alguém “Ah, mexe com isso não”  ou para conhecer “cê mexe com quê”.

Ônibus não funcionarão neste domingo em BH

Paulo Ricardo se apresenta em Contagem