5 palavras ou expressões que são puramente mineiras

-Uai sô. Tô perdido em BH. Vou ali pedir ajuda.

– Moço, esse ônispassnaSavassi?

Só quem mora em Minas Gerais e capaz de entender algumas expressões e palavras que são legitimamente mineiras. Separamos algumas para explicar melhor o sentido e o significado de algumas delas.

anúncios




    •  Aqui – A palavra, em Minas Gerais, é utilizada para iniciar uma conversa ou para chamar a atenção. “Aqui, deixa eu te falar um negócio”. Pode ser substituída por “Vem ca”. apesar de no Mineirês não definir lugar, a palavra tem um lugar bem definido no vocábulo de MG.
  • Trem – Em Minas gerais TUDO, absolutamente TUDO é trem. A palavra vem à cabeça quando outras fogem. Esse trem não tem maquinista, não tem vagão mas puxa um monte de coisas. “Que trem é esse”.
  • Oncotô – Representa a desorientação. Por isso a palavra é utilizada quando o belo-horizontino desconhece a própria localização. É a pangela da frase “onde é que eu estou”.




  • Nú – É abreviação de “Nossa senhoora, que coisa única”. Substitutivo de diversas expressões de espanto, alegria, calamidade e felicidade. É uma palavra tão versátil que pode significar tudo e nada ao mesmo tempo.
  • Mexer – É como o curinga em um jogo de buraco. Por isso, é usado em diversas situações. Serve parta desencorajar alguém “Ah, mexe com isso não”  ou para conhecer “cê mexe com quê”.

Por Redacao

.

Ônibus não funcionarão neste domingo em BH

Paulo Ricardo se apresenta em Contagem