4 dicas essenciais para montar a primeira república

Sair de casa para estudar e enfrentar o novo não é uma tarefa nada fácil. A maioria dos calouros acabaram de sair do ensino médio e já carregam uma grande missão: escolher uma universidade e encontrar uma república para morar.

O processo, apesar de trabalhoso, é considerado completamente normal e pode ser encarado como um ritual de passagem para a vida adulta. Com a universidade vem as responsabilidades. Os jovens estudantes descobrem, do modo mais difícil, que as coisas no supermercado não são compradas sozinhas, ou que a comida não é feita pelo próprio fogão.

Dentre as preocupações iniciais dos estudantes está a de encontrar uma república ou um bom lugar para morar. República é sinônimo de compromisso. As moradias são montadas e divididas apenas por estudantes e os moradores podem ser do mesmo curso ou instituição. Gastos como água, luz, internet, aluguel são divididos entre as partes, o que gera uma grande economia.

anúncios

A vida em república também pede uma maior responsabilidade coletiva. Nem tudo é só festa e curtição (como nos filmes americanos). É preciso ter companheirismo, entendimento e maturidade para viver harmonicamente de forma coletiva.

Então pegue suas chaves e venha conosco nessa!

Localização

Já pensou em ir para a faculdade sem se preocupar com a grana do transporte? Pois é, as moedinhas economizadas no ônibus podem significar algumas xerox a mais no semestre ou um churrasquinho no final de semana com amigos. A lei número um do estudante é economizar.

Morar próximo à faculdade é um fator e tanto a ser considerado na hora de montar uma república. Você deve pensar que outros estudantes também vão estar em busca de uma localização, digamos, privilegiada.

Ser próximo a supermercados, farmácias, pontos de ônibus, rodoviárias também é importante na hora de escolher o seu novo lar.

Tamanho da casa

Quantas pessoas você quer colocar para morar com você? Pensar em detalhes como tamanho da casa, número de quartos, áreas de lazer é essencial para traçar o perfil da sua república. Uma casa grande pode ser uma ótima opção para lazer, receber os amigos e também para fazer aquela jornada de estudos pré prova.

anúncios

Perfil dos moradores

Depois de escolher a casa ideal, com a localização perfeita e número de quartos é necessário fazer uma pré-seleção dos moradores que vão dividir a vida na sua república. Existem aquelas repúblicas que são somente masculinas, outras femininas, mistas, LGBTQ+, entre outras.

Para evitar desavenças é primordial que a república seja composta por perfis parecidos. Cada pessoa possui uma formação social diferente e um perfil pessoal. Escolher pessoas com perfis parecidos e interesses em comum pode facilitar (E MUITO) a vida em república

Written by Redacao

.

Estácio abre inscrições para o segundo semestre no Programa da Maturidade

Amipão oferece curso de capacitação profissional para atendentes de padarias