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Como a boa experiência do paciente pode ajudar no tratamento da saúde mental no Brasil

São Paulo 16/11/2020 – O atendimento a pacientes em tratamento mental é fundamental para garantir o bem-estar, a qualidade de vida e os melhores resultados.

 

O atendimento ao paciente deve prezar pela humanização, pela ética e pelas boas práticas de conduta, garantindo que ele receba atenção, informações e, juntamente aos profissionais de saúde, possa discutir as melhores opções para se tratar.

 

Pacientes em tratamento mental precisam de atendimento diferenciado, o que inclui uma boa experiência (dele e de sua família) durante todo o processo. Na prática, a saúde mental no Brasil passou a melhorar após 2001 com a Lei Antimanicomial, que garantiu a substituição de hospitais psiquiátricos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

 

Com isso, ao invés de serem internados como doentes mentais por tempo indeterminado – muitas vezes em isolamento -, os pacientes passaram a receber atendimento psicológico e médico de forma humanizada e com equipes multidisciplinares. Apenas casos realmente graves são encaminhados a hospitais de atendimento psiquiátrico.

 

Aumento do número de CAPs garante atendimento especializado aos pacientes

Desde 2004 – algum tempo depois da consolidação dos CAPs – até 2017, o número de centros saltou de 515 para 2.462. Concomitantemente a isso, os leitos de hospitais psiquiátricos decaíram de 51.393, em 2002, para 35.009, em 2015. Os números são positivos, mas há outras questões a serem consideradas. Medidas como a construção de residências terapêuticas e a prevenção contra o uso de álcool e drogas devem ser implementadas com o intuito de possibilitar ao paciente o melhor e mais humanizado tratamento possível.

 

A importância do atendimento humanizado no tratamento mental

Todo paciente – enquanto usuário de um serviço – ao receber um atendimento diferenciado, chega ao final da experiência com mais qualidade de vida. Nesse sentido, prover atendimento humanizado a quem precisa de tratamento mental garante que o processo seja levado pelo paciente (e por sua família) de maneira positiva, principalmente quando os profissionais de saúde levam em consideração o bem-estar e as especificidades de cada indivíduo.

O atendimento ao paciente em tratamento mental deve, sempre, prezar pela humanização, pela ética e pelas boas práticas de conduta, garantindo que ele receba atenção, informações e, juntamente aos profissionais de saúde, possa discutir as melhores opções para se tratar.

Acompanhamento médico com atendimento humanizado é fundamental.

 

Hoje, é preciso reunir estratégias e técnicas para estabelecer uma relação sólida e de confiança entre médico e paciente, a fim de transformar o modo como o atendimento aos indivíduos em tratamento mental ocorre no Brasil. Assim, é fundamental garantir oportunidades tecnológicas e acompanhamento contínuo durante esse período (e mesmo após a alta) para que, além de orientações, o paciente também possa tirar suas dúvidas.

O acompanhamento médico é imprescindível para a saúde mental, seja de forma presencial ou a distância. Para tal, profissionais de saúde devem investir em tecnologias e plataformas focadas na experiência do paciente, com atendimento mais humanizado, como é o caso da DM Health, que fornece teleatendimento de forma inteligente.

Software médico pode ser utilizado durante tratamento de saúde mental

O atendimento a pacientes em tratamento mental é fundamental para garantir o bem-estar, a qualidade de vida e os melhores resultados. O Direct Messenger faz parte do software médico DM Health, que tem seu foco em humanização, promovendo contato direto e contínuo entre médico e paciente. Trata-se de uma ferramenta para gerir uma relação de confiança entre as partes.

A DM Health é uma plataforma médica que conta com chat, agenda de reuniões e opção de ligação com vídeo, promovendo um canal de relacionamento direto. Dessa forma, ela pode ser incorporada ao prontuário eletrônico.

De maneira centralizada, com a DM Health, profissionais de saúde e pacientes podem manter diálogo direto, trocar orientações e facilitar o processo de tomada de decisões, tudo isso de forma eletrônica, via vídeos e áudios que podem ser acessados a qualquer momento. Conheça mais sobre a DM Health ao navegar pelo site.

Website: https://dmhealth.com.br/

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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