Pular para o conteúdo

R. F. Bongarten lança o livro “Brainstorming de Textos Psicodélicos”, pela Editora Autografia

Rio de Janeiro, RJ 18/11/2020 –

Autor tem construído bases sólidas do dadaísmo em seus textos e criações

R. F. Bongarten lança o livro “Brainstorming de Textos Psicodélicos”, pela Editora Autografia. R. F. Bongarten é artista plástico, artista digital e escritor dadaísta, de Assis/SP – Brasil. Iniciou sua carreira em 2009. De lá para cá, tem construído bases sólidas do dadaísmo em seus textos e criações. Seu livro traz textos irreverentes e nonsense misturados com crítica aos padrões artísticos. Trata em poucas palavras de criar desordem ao formato natural da escrita de poemas e poesias, juntamente com uma crítica às obras abstratas que, segundo o autor, “às vezes lindamente pífias são milionárias e, ao mesmo tempo, incompreendidas. O contraponto nisso é o artista olhar essas obras e extrair em palavras o que ele vê. Misturando o Dadaísmo a um leve cotidiano saem os textos chamados ‘Pensares – Pensamentos nos Ares’ ou uma chuva de ideias malucas. Ou seja, Dadaísmo puro. E na arte como forma de observar o mundo ele tenta deturpar a simetria”.

O autor propõe uma reflexão ao leitor em seu novo livro: “A arte digital vale menos que a arte em tela? A sensibilidade na tela é melhor que a arte digital?”. Ele diz que não. E por isso utiliza basicamente 3 formas para criar arte digital: triângulo, quadrado e círculo, formas padrões na natureza que, juntas e entrelaçadas, podem ou não criar formas desordenadas, combinado com muito trabalho. Assim cria composições abstratas. R .F. Bongarten relata ainda que “por fim, o artista dadaísta percebe-se no Brasil como um dos precursores da arte postal dadaísta, além de que no mundo o Dadaísmo e Futurismo foram os precursores da arte postal. Nada mais do que válido transformar todas as suas artes em cartão postal”.

O autor possui 110 cartões postais artísticos dadaístas, exclusivos, com identidade própria. Neles, o artista pretende alcançar o status de maior confeccionador de postais e arte nonsense do mundo, ao alcançar a marca de mil cartões e obras deste estilo. Em sua obra literária já estão previstos 6 livros da coleção Risada Escrota, exclusivamente nonsense e dadaísta. O artista ainda possui outros dois projetos: “Fábrica dos Sonhos”, coleção que prevê o lançamento de 10 livros e “Poemas Divinos”, que prevê uma coleção de 8 títulos. Ambos com caráter normalista poético.

Website: http://www.fabricapoetica.com.br

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓