Pular para o conteúdo

2023 – O ano para promover mudanças em sua carreira com sucesso

Um novo ano está se descortinando pela frente e há pessoas que não se importam de virar mais uma página do calendário, outras, no entanto, adoram rituais e fazem listas de desejos do que esperam para os 365 novos dias que se têm pela frente. E é para ambas que me direciono hoje.

Estamos vivendo uma era de profundas mudanças nas relações produtivas – até então, vários assuntos que dominávamos, como o tradicional marketing ensinado por Philip Kotler, foi complementado ou até mesmo substituído pelos vários ensinamentos do marketing digital, que nos últimos anos ganhou uma gama de novos gurus e professores. A tecnologia, que investe todas as suas fichas na inteligência artificial dos algoritmos e robôs, avançou numa escala estratosférica nos últimos cinco anos, muito mais do que a velocidade das sondas espaciais projetadas pela Nasa para investigar os mistérios do universo.

Fato é que diante disso tudo, nós, seres humanos mortais, que buscamos ser felizes com um trabalho que nos dê um retorno financeiro digno para vivermos nossas vidas, com pequenos prazeres frugais, como uma viagem para descansar, uns três ou quatro bons shows dos artistas de quem somos fãs por ano, poder morar em uma boa casa e ainda ajudar quem precisa, estamos sempre de olho em oportunidades de carreira.

Passada a pior fase da pandemia da Covid-19 e com expectativa de bons ventos para a economia e o país, com um novo governo que teremos a partir de 2023 – sim, pois, independentemente de lados e partidos políticos, acredito que seja importante pensar positivamente e acreditar que todos nós, brasileiros, vamos ser bem-sucedidos –, as companhias estão em busca daqueles profissionais considerados talentos. E acredite: apesar de todas as dificuldades, há organizações que estão dobrando o faturamento e, claro, querem seguir assim.

Por isso, o momento para aprimorar as aptidões e capacitações e estar bem preparado para participar de um processo seletivo é agora! Quem pretende aproveitar as oportunidades, mudar o curso profissional tem neste início de ano uma excelente chance. O foco das corporações é encontrar colaboradores com profundidade técnica e com o maior número possível de competências e habilidades, as tão faladas soft skills. Isso vale para a escolha desde o estagiário até o presidente.

Com base em minha atuação como headhunter, o famoso “caça-talentos”, posso afirmar que a maioria das organizações continua atrás – mais do que nunca – de talentos para obter melhores resultados. Entre as principais soft skills desejadas num profissional hoje, destacam-se a resiliência e a flexibilidade; o controle emocional; o bom planejamento; a capacidade de gestar crises e uma boa comunicação; além da tomada de decisão; pensamento digital; autoconhecimento; atitude; cooperação; visão de negócios; e a adaptabilidade.

Sim, são muitas as características buscadas. E, além disso tudo, é preciso considerar ainda as habilidades técnicas para a vaga pretendida, que costumam ocupar uma lista longa. Ser criativo, ousado, disruptivo, ter abertura mental e diplomacia para lidar com contextos econômicos e empresariais cada vez mais complexos são consideradas habilidades desejáveis.

Diante desse cenário extenso de exigências, você sabia que a maior parte das empresas têm várias vagas em aberto porque não conseguem encontrar profissionais que se adequam a elas na totalidade? Para você que está empregado é fundamental conhecer a empresa, os processos, as áreas de interface, os produtos ou serviços, os diferenciais competitivos, a concorrência e a cadeia produtiva, para contribuir de forma assertiva.

Se está almejando uma nova oportunidade, pense na adaptabilidade, competência primordial na atualidade, uma vez que se adequar às tecnologias, a outras pessoas e a modelos de negócio que andam no ritmo dos novos tempos é garantir a perenidade do seu emprego. Você que me lê por aqui, tem pensado sobre quais dessas inúmeras competências e habilidades que citei estão bem desenvolvidas no portfólio da sua carreira? Lembre-se que ninguém além de você, com protagonismo, pode determinar se 2023 será um ano de sucesso profissional!

* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search, empresa presente em 30 países via Agilium Group. É também Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e professor convidado pela mesma instituição. Ele é autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e atua, ainda, como conselheiro da ONG ChildFund, da ACMinas e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). Instagram: @davidbraga | @prime.talent.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓