17ª CINEOP será presencial e reunirá todas as manifestações da arte numa programação abrangente e gratuita

Após dois anos em formato online, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o evento que trata cinema como patrimônio, volta ao formato presencial em sua 17ª edição, de 22 a 27 de junho e está consolidada no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história em diálogo com a educação e reafirma seu propósito de ser um empreendimento audiovisual de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo

A programação é única e está imperdível. Reúne todas as manifestações da arte – cinema, artes visuais, literatura, dança, artes cênicas, patrimônio e promete movimentar a charmosa cidade histórica mineira. Está estruturada em três frentes temáticas – preservação, história e educação, cada uma com suas especificidades e com o propósito de colocar em destaque os CINEMAS INDÍGENAS, em homenagem, filmes, debates, rodas de conversas, oferecem um ambiente de reflexões urgente e intenso diante das transformações do mundo contemporâneo e globalizado. Mais do que nunca precisamos estar atentos e imbuídos do propósito de salvar as nossas imagens e reconhecer a sua importância como matéria-prima de cidadania.

anúncios

Exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagensdebates, oficinas, sessões Cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejoshows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XIV Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual ocupam o cenário da histórica Ouro Preto, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 15 mil pessoas.

20210625 – BELO HORIZONTE-MG – 16» CINEOP – Estrutura – Foto Leo Lara/Universo Produ‹o

Em sua 17ª edição, a CINEOP reafirma o compromisso de promover ações que beneficiam diretamente as comunidades de Ouro Preto. Destacamos o programa CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA que realiza sessões cine-escola, cine-debates e oficinas para atender a demanda de mais de 2.000 estudantes e educadores da rede pública de ensino e o CINEOP NOS BAIRROS – uma ação descentralizada que leva para as comunidades uma programação para beneficiar públicos e bairros diversos. Este ano, o distrito escolhido é o Antônio Pereira, numa promoção do Instituto Cultural Vale.

A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br

OURO PRETO | CIDADE CINEMATOGRÁFICA

Fundada há mais de 300 anos, a cidade histórica de Ouro Preto está situada na Região dos Inconfidentes, no sudeste de Minas Gerais. Na época da extração de ouro, o município chegou a ser uma das cidades mais populosas da América Latina. Ela é a primeira cidade brasileira tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Sua arquitetura barroca pode ser apreciada em todas as ruas, casas coloniais, igrejas, obras sacras e museus e o ambiente é propício para o desenvolvimento das artes.

Com inúmeras possibilidades, um final de semana em Ouro Preto não é o suficiente para conhecer todos os pontos turísticos. A Praça Tiradentes é o centro da cidade e abriga o famoso Museu da Inconfidência, que preserva uma parte importante da história do país. A partir da praça é possível visitar várias igrejas como a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Além disso, é possível conhecer as principais minas da cidade, localizadas no Centro Histórico.

E os museus são paradas obrigatórias, com destaque para o mais recente Museu Boulieu, inaugurado em abril deste ano, exibindo a coleção com mais de mil peças sacras doadas pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu.

SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

anúncios

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • 17o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIV FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • EXPOSIÇÃO
  • LANÇAMENTO DE LIVRO
  • CORTEJO DA ARTE
  • SHOWS

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

anúncios

SERVIÇO
17ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Universo Cultural
Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa e Café 3 Corações
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil

Por Redacao

.

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

Rede Mater Dei realiza Seminário sobre Gestão em Saúde