16ª CineBH recebe inscrições de filmes para a Mostra “A Cidade em Movimento”

Estão abertas as inscrições de filmes – longas, médias e curtas – para seleção da mostra A Cidade em Movimento, que integra a programação da 16ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que  acontece de 20 a 25 de setembro, em formato híbrido – presencial em Belo Horizonte e com ações em ambiente online pela plataforma cinebh.com.br.  Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 31 de julho de 2022, às 23h59 (horário de Brasília) também pelo site www.cinebh.com.br.

Para esta edição, a temática da mostra “A Cidade em Movimento” é Olhar a Cidade. Ao olhar a cidade, podemos perceber sua potência cultural e artística, o fazer sensível que se dá nas brechas do cotidiano e no trabalho incessante de artistas e produtores que movimentam o centro e suas bordas, aproximando as pessoas, promovendo encontros, fortalecendo e reverberando as múltiplas formas de ser e estar em sociedade. Ao lançar luz na cidade, o que podemos ver? Ao convocar esse olhar para a cidade, chamamos, antes de mais nada, o movimento que lança luz e revela figuras, personagens, lugares e acontecimentos.

anúncios

Qual cidade encontramos após dois anos de pandemia? Onde é preciso lançar luz, para que a cidade possa transbordar inundando nossos olhos e nossos sentidos? É esse o convite da 7ª edição da Mostra “A Cidade em Movimento”. Que se poss iluminar e olhar a cidade e, por meio dos filmes, adentrar suas histórias, conhecer suas realidades, perceber suas potências e desafios.  A curadoria é assinada por Paula Kimo.

Mais informações no regulamento, disponível para consulta no site cinebh.com.br.

 

SOBRE A MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”

 Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade.  Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

SOBRE A 16ª MOSTRA CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 16ª edição de  20 a 25 de setembro de 2022. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

anúncios

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, debates e paineis,  promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

A 16ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 13º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Por Redacao

.

Programação especial de férias para o público infantil

Pacote de Viagem – Caldas Novas – 2º Semestre 2022 – a partir de R$999