13º FELIT começa no dia 18 de setembro, em São João del Rei

Foto: Divulgação

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Sesc em Minas apresenta a 13ª edição do Festival de Literatura de São João del Rei (FELIT), que acontece também nas cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, homenageando o escritor Milton Hatoum.

Nascido em Manaus/Amazonas e radicado em São Paulo, o autor é considerado um dos maiores nomes da arte literária nacional, com uma obra consistente e reconhecida tanto pela crítica como pelos leitores. O evento é uma promoção da Via Comunicação e da Quarteto Comunicação e tem patrocínio também da Cemig e Zetra.

Segundo o curador do Festival, jornalista José Eduardo Gonçalves, o FELIT vai reunir 40 autores de várias gerações e estilos de Minas Gerais e de outros Estados. Na poesia, estarão presentes o carioca Paulo Henriques Brito, que vai falar sobre a arte da tradução e Ana Martins Marques, mineira de Belo Horizonte.

Na lista de romancistas, já estão confirmados o gaúcho Daniel Galera, Maria Ester Maciel, Paula Pimenta, Zeca Camargo, e um grupo de autoras que inclui Cris Guerra, Daniella Zupo e Érica Toledo, entre outras.

anúncios

O escritor Luiz Gifonni vai falar sobre a literatura de viagem, dividindo essa mesa com o colega Antônio Júnior, com sessão de autógrafos de obras relacionadas ao tema. Por sua vez, Carla Madeira vai participar de duas mesas sobre a sua obra, uma delas com a presença de psicanalistas.

O jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargos participará do encerramento do evento de 2019. “O que pretendemos, no FELIT é fazer da literatura uma importante ferramenta de socialização”, pondera Gonçalves. Estão previstos, ainda, performances poéticas, contação de histórias, oficinas, exposições e feiras e lançamentos de livros.

Esse ano, mais uma vez, o Sesc em Minas apresenta o FELIT através de uma parceria cultural. “O Sesc acredita, firmemente, que a leitura é uma ferramenta para a transformação social do sujeito. É nesse sentido que a instituição realiza ações de curadoria própria e efetiva parcerias que vão ao encontro do objetivo de estimular a leitura.

A parceria com o FELIT, um evento reconhecido e que há anos investe em ações formativas junto aos alunos de escolas da cidade e ao público são-joanense, vem reforçar nossa missão de desenvolver iniciativas que dialoguem com diversos públicos e que demonstrem a importância do gosto pela leitura”, afirma a gerente de cultura do Sesc em Minas, Janaina Cunha.

 O evento é uma apresentação do SESC em Minas e do Ministério da Cidadania, patrocínios da Cemig (via Lei Rouanet) e Zetra. A curadoria do evento é do jornalista José Eduardo Gonçalves.

Educação

Um dos organizadores do evento, o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho explica que o FELIT não é um evento pontual. Ele acontece ao longo do ano, por meio de atividades educacionais nas cidades de São João del Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas. “Temos uma parceria com as escolas da região, para que trabalhem a obra do autor homenageado durante o ano letivo.

O resultado é apresentado durante o festival em duas atividades: apresentações artísticas dos alunos e trabalhos artesanais organizados em uma exposição temática, aberta à visitação. Esse ano, como o homenageado escreve para adultos e como Milton Hatoum é de Manaus, “propomos às escolas trabalharem a diversidade cultural da Amazônia, através das Lendas Amazônicas, o que poderemos apreciar o resultado durante o festival”, destaca.

anúncios

Será lançado, também, o livro “Contos e Relatos de Aprendizes”, assinado por 25 autores de 14 e 15 anos, fruto da oficina de Formação de Jovens Autores que o FELIT desenvolve há 12 anos entre alunos da rede de ensino de São João del-Rei.

Gastronomia e artes plásticas

 A obra de Hatoum também vai tomar conta do cardápio dos sete restaurantes parceiros do FELIT. A partir de 10 de setembro, os estabelecimentos vão apresentar ao público pratos inspirados na culinária da região Amazônica, com gosto mineiro, e na obra do autor homenageado do festival. “Os restaurantes também terão uma programação literária paralela ao FELIT, com saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e performances que vão surpreender os visitantes”, adianta.

O projeto Banheiros Temáticos, outra atração do festival, chega esse ano em sua quarta edição. “A proposta é valorizar artistas plásticos locais e atrair novos olhares para a literatura. Neste ano, teremos instalações, desenhos, pinturas e instalações que vão traduzir a obra de Hatoum”, explica.

anúncios

Evento gratuito. Informações: www.felit.com.br  

Written by Redacao

.

Belo Horizonte (MG) recebe o Pedala Brasil neste domingo (15)

Carro do piloto Rubens Barrichello na Stock Car circula pelas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana